Manter uma gestação saudável é importante para qualquer mãe, seja a de primeira viagem ou a mais experiente no assunto. Durante esse período, devido as mudanças hormonais e corporais as dores se tornam frequentes. Mas, uma coisa tem ajudado várias mulheres a passarem pela gravidez com mais tranquilidade, o pilates para gestantes.
Isso mesmo! A verdade é que, apesar da gestação ser um momento mágico na vida de muitas mulheres, é comum ver esse processo ser prejudicado por conta das dores e desconfortos constantes que ocorrem nessa fase.
Elas são ocasionadas justamente porque o corpo da mulher está mudando para o desenvolvimento do feto. Além disso, alguns hábitos como a falta de exercícios físicos, também contribui com esse tipo de quadro.
Mas através do pilates, as mamães podem melhorar o condicionamento físico, facilitando até mesmo a hora do parto (principalmente se ele for natural). Isso sem contar nos benefícios para o bebê.
Mas afinal, o que é o pilates para gestantes?
O pilates para gestantes é uma adaptação do método criado por Joseph Pilates. Inclusive, essa prática é considerada um mix de terapia com atividade física. Isso porque, ela envolve não apenas o trabalho dos diversos grupos musculares do corpo da mulher, como também a sua mente. Através do pilates para gestantes, é possível ter mais consciência corporal e aproveitar melhor todas as mudanças provocadas pela gravidez.
Existe certo receio por parte de muitas mães em relação a segurança do Pilates durante a gestação. Contudo, esse método pode ser extremamente benéfico, uma vez que todos os movimentos são adaptados para esse momento delicado da mulher.
Além disso, como o foco dessa técnica é o uso do próprio corpo, não há um esforço tão alto quanto a musculação, por exemplo. Por conta disso ela é tão recomendada para mamães que desejam ter uma gestação mais tranquila e saudável.
Benefícios do pilates para gestantes
O pilates para mulheres grávidas tem se tornado cada vez mais popular. Isso porque, ele traz uma série de benefícios tanto para a mamãe como para o bebê, tais como:
1.Diminuição das dores e desconfortos
Esse é muito eficaz para diminuir as dores e desconfortos causados pelas mudanças hormonais e corporais da mamãe. Isso porque, ele consegue trabalhar melhor essas transformações, fazendo que a gestante não tenha que passar por todo aquele processo de adaptação do corpo sentindo muito desconforto.
2.Aumenta as chances de parto normal
Mais um dos benefícios do pilates para gestantes é que ele aumenta as chances de parto natural. Essa técnica foca muito no relaxamento do assoalho pélvico, que é fundamental para o parto normal.
3.Diminui o estresse e ansiedade
A gestação pode gerar muito estresse e ansiedade. Com as mudanças hormonais acontecendo a todo o vapor, as mamães acabam se sentindo sobrecarregadas. Até porque boa parte delas precisa trabalhar até o finalzinho da gravidez.
Através do pilates, estimula-se a produção de hormônios de prazer e bem-estar, que ajudam a combater essas sensações. Assim, as gestantes conseguem ter mais tranquilidade durante todo o desenvolvimento do bebê.
Para quem é indicado
O Pilates é indicado para qualquer pessoa que deseja ter mais qualidade de vida e saúde. Isso porque, esse treinamento consegue ser adaptado para diferentes fases da vida. Tanto que ele é muito indicado para grávidas.
Mas, ele também pode ser feito por crianças, idosos, adultos e até mesmo por pessoas com algum tipo de restrição de mobilidade. Existem exercícios voltados para cada grupo em específico e todos eles visam melhorar o bem estar físico e mental do praticante.
Importância do pilates para a mamãe e para o bebê
O pilates durante a gestação é de extrema importância para o bebê e para a mamãe. Isso porque, ele auxilia em vários aspectos que tornarão a gestação mais tranquila.
Começando pelo controle do sistema respiratório. Por conta dos movimentos, a mamãe conseguirá ter mais controle sobre a respiração, o que será muito útil durante o parto.
Além disso, o pilates para gestantes trabalha muito no relaxamento pélvico. Com isso, a passagem do bebê pelo canal vaginal será mais fácil, e o parto natural mais tranquilo.
Essa técnica também é uma forma de fortalecer o vinculo entre mãe e bebê desde o início da gestação. Através desse método, a mamãe acaba tendo mais consciência corporal sobre si e sobre o filho.
Os movimentos da criança dentro do ventre da mãe tomam outras proporções e a experiência da gestação se torna ainda mais delicada e sensível.
Como adotar o pilates em cada fase da gravidez?
O pilates para gestantes é uma excelente alternativa para as mamães que desejam ter uma gravidez sem dores e mais saudável. Contudo, essa prática precisa ser adotada de forma diferente em cada fase da gestação.
1.Primeiro trimestre
Nesse primeiro momento os exercícios não devem ser intensos, e geralmente a recomendação médica é para movimentos mais leves. Isso porque esse é o momento mais delicado de toda a gestação.
É nessa fase que praticamente todo o bebê irá se formar. Nos dois trimestres seguintes ele passará a crescer e desenvolver a capacidade cerebral.
Por conta disso esse cuidado a mais nesse primeiro momento.
2.Segundo trimestre
Esse é o período mais recomendado pelos médicos para se iniciar o pilates para gestantes. Aqui o bebê já desenvolveu todos os sistemas, e o risco de aborto espontâneo cai drasticamente.
Nesse período a retenção de líquidos entre as gestantes é maior. Por isso um dos focos dos exercícios é justamente a eliminação desse excesso.
Além disso, foca-se muito na correção de postura e no fortalecimento de músculos. Afinal de contas, nos próximos meses a mamãe terá que carregar bem mais peso.
3.Terceiro trimestre
No terceiro trimestre o foco na postura é reforçado. É nesse momento que há o deslocamento natural do centro de gravidade da gestante. E por conta disso que fica cada vez mais difícil manter a postura correta.
Nesse momento também é necessário dar muita atenção ao relaxamento do assolha pélvico bem como a abertura da pelve. Isso porque já começam os preparativos para o parto.
E quanto mais esses dois aspectos forem trabalhados, maiores as chances de da mamãe ter um parto natural.
Cuidados que a gestante deve tomar ao fazer pilates
As grávidas podem fazer pilates sem qualquer problema, desde que tomem alguns cuidados. É importante sempre ter em mente que esse é um momento muito delicado, e ele exige uma atenção especial.
Para começar a prática só deve ser feita se houver liberação do obstetra. O médico precisa avaliar se a mãe e o bebê possuem quadros sem riscos para executar esse tipo de atividade física.
Além disso, é importante que no primeiro trimestre os exercícios sejam mais leves. Isso porque é nesse período que as mamães geralmente sentem os sintomas de enjoo e tontura. Por conta disso a prática precisa ser o mais leve possível. E claro, é indispensável que todo o cronograma de exercícios, sejam eles com máquina ou sem, seja feito e orientado por um profissional nessa especialidade.
Se você deseja começar a praticar esse tipo de treino durante a gravidez, precisa conhecer o pilates Bruna Lemos. Com ele, você terá um acompanhamento em cada fase da gestação, e com isso deixará as dores de lado, vivenciando essa experiência mágica de uma forma inesquecivel.
O Studio Bruna Lemos é um dos melhores de pilates em Paulínia, justamente por conta da abordagem focada no bem-estar de mãe e bebê. Entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre o pilates para gestantes.
Bruna Lemos é a nossa diretora e cuida pessoalmente do programa de pilates para gestantes. Marque um horário com ela para uma avaliação.
コメント